Por que estudar a IoPT?
Teoria e Terapia do Psicotrauma orientadas para a Identidade, que é comumente identificada como IoPT, acrônimo para sua denominação em inglês Identity oriented Psychotrauma Therapy and Theory, foi criada pelo Prof. Dr. Franz Ruppert (Munique) como uma nova teoria na qual utiliza um modelo tridimensional da personalidade cindida pelo trauma (eu saudável, eu traumatizado e eu sobrevivente). Lia Bertuol á a única terapeuta na América Latina certificada por Franz Ruppert para ensinar IoPT.
IoPT então, como a própria sigla diz, é teoria e terapia, ou seja, teoria e prática trabalhando em conjunto para o desvelar da identidade.
Por que desvelar a identidade?
Porque todos nós passamos por situações traumáticas ao longo da vida e as emoções decorrentes destes eventos vão encobrindo o nosso verdadeiro eu, o nosso Eu Saudável. São estes traumas latentes que nos impedem de realizar nossos propósitos na vida.
O Encontro Consigo Mesmo (ECoM) é a ferramenta de aplicação da teoria IoPT.
É um trabalho onde se traz ao consciente estes traumas, episódios ou fatos do
nosso inconsciente, que podem estar obscuros por uma estratégia de sobrevivência
para proteção à continuidade da vida. Para não sentirmos estas dores, com as
quais não temos condições de lidar, criamos estratégias de sobrevivência, que são os
padrões comportamentais que carregamos ao longo da vida, encobrindo nosso Eu
Saudável. Este método então se propõe trazer à luz nossos traumas, de forma segura e
gentil, para que estas dores sejam acolhidas, integradas nos contexto atual e se possa evoluir de forma saudável na vida.
Este conhecimento desenvolve uma nova consciência sobre si mesmo, pois apresenta um modelo do processamento das emoções e suas consequências, criando uma nova perspectiva de si mesmo e de seus relacionamentos.
Para quem é indicado o estudo da IoPT?
Para qualquer pessoa interessada no autoconhecimento, em compreender o funcionamento humano e ter clareza sobre si mesmo.
Também é indicado para profissionais que querem aprimorar seus resultados, visto que é preciso olhar para si mesmo para assim conseguir olhar com entendimento para o outro, evitando o pongo cego entre profissional e cliente.
Um conjunto harmonioso e desencadeado de conhecimentos capaz de te levar a aprofundar a consciência de si próprio.