
Terapeuta da Teoria e Terapia do Psicotrauma orientadas para a Identidade – IoPT (acrônimo de Identity oriented Psychotrauma Therapy and Theory, denominação na língua inglesa).
Formada em Direito pela UNISINOS e especialista em Direito Processual Civil pela PUCRS, fez MBA em Gestão Organizacional pela Fundatec-BR em parceria com a University of Tennessee, em Martin, nos EUA.
Envolvida com desenvolvimento humano desde 2013, frequentou os cursos de Constellations Familiales et Systémiques, na Libre Université du Samadeva em Le Hohwald, França, nos anos de 2016 e 2017, e participou dos Intensivos em Constelaciones Estructurales (SySt), em Cartagena, Colômbia, nos anos de 2017 e 2018, com seus criadores Mathias Varga e Insa Sparrer.
A leitura do livro Simbiose e Autonomia nos Relacionamentos despertou seu interesse para as Constelações de Trauma em 2016, depois chamadas de Constelações da Intenção, mais tarde de Constelações da Identidade. Atualmente, o professor Franz Ruppert batizou de Encontros Consigo Mesmo, no Brasil denominado ECoM.
Em abril de 2017, visitou Lisboa para olhar de perto esse trabalho realizado diretamente pelo seu criador e, a partir desse encontro, iniciou sua jornada dedicando-se exclusivamente ao estudo e aplicação da teoria em desenvolvimento pelo professor Ruppert, que a denomina Teoria e Terapia do Psicotrauma orientadas para a Identidade – IoPT. Lia estrutura sua formação básica na frequência dos cursos em Bilbao (Espanha), Londres (Reino Unido), Oslo (Noruega) e Brasília (Brasil).
Em 2019, foi incluída na Lista dos Terapeutas Recomendados no site do Professor Franz Ruppert.
Em janeiro de 2020, concluiu o Curso Internacional Avançado em IoPT, na sua quarta edição, com o próprio Franz Ruppert em Munique, na Alemanha.
Licenciada para o ensino da IoPT no Brasil, desde maio de 2021 promove a formação em IoPT com o curso Temas Fundamentais e Práticas Assistidas, embasado nos ensinamentos do Professor Ruppert, atualmente na oitava edição, destinado a todos que se interessam pelo autoconhecimento, bem como para aqueles que queiram se tornar praticantes na IoPT.
Além da formação e supervisão com o professor Franz Ruppert, estudou IoPT e o Método da Intenção com Marta Thorsheim e Vivian Broughton.
Professora e palestrante em cursos de Pós-Graduação lato sensu, escreveu o artigo O Pensamento Sistêmico, as Constelações e o Judiciário Brasileiro, publicado na Revista de Arbitragem e Mediação ano 17/64, edição Janeiro / Março de 2020. Comprometida em disseminar a IoPT no Brasil, traduziu e organizou a publicação do livro Meu Corpo, Meu Trauma, Meu Eu, de Franz Ruppert & Harald Banzhaf em 2020, fez a revisão técnica do livro Quem sou eu em uma sociedade Traumatizada?, publicado em 2021, e a organização e revisão técnica do livro Amor, Desejo e Trauma, em 2022, todos de Franz Ruppert.
Utiliza os Encontros Consigo Mesmo – EcoMs, da terapia IoPT, para atendimentos individuais e em grupo na forma on-line e presencial.